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Especie: Tese
Título : Applications and algorithms for two-stage robust linear optimization
Otros títulos: Aplicações e algoritmos para otimização linear robusta em dois estágios
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Marco Aurélio Costa da
Tutor: Maculan Filho, Nelson
Tutor : Poss, Michaël Jérémie
Resumen: O âmbito de pesquisa desta tese é otimização linear robusta em dois estágios. Estamos interessados em investigar algoritmos que exploram a sua estrutura e também em alternativas que se somem para mitigar o conservadorismo inerente da otimização robusta. Nós desenvolvemos algoritmos que incorporam estas alternativas e que são orientados para instâncias de problemas de média e larga escala. Fazendo isto experimentamos uma abordagem holística para analisar o conservadorismo em otimização linear robusta e integramos os mais recentes avanços em áreas como a otimização robusta baseada em dados históricos ( data-driven robust optimization), otimização robusta distribucional (distributionally robust optimization) e otimização robusta ajustável (adaptive robust optimization). Nós exercitamos estes algoritmos em aplicações definidas de problemas de projeto de redes (network design/loading), escalonamento (scheduling), min-max-min combinatoriais particulares e atribuição de frotas na aviação (airline fleet assignment); e mostramos como os algoritmos desenvolvidos melhoram performance quando comparados com implementações anteriores.
Resumen: The research scope of this thesis is two-stage robust linear optimization. We are interested in investigating algorithms that can explore its structure and also on adding alternatives to mitigate conservatism inherent to a robust solution. We develop algorithms that incorporate these alternatives and are customized to work with rather medium or large scale instances of problems. By doing this we experiment a holistic approach to conservatism in robust linear optimization and bring together the most recent advances in areas such as datadriven robust optimization, distributionally robust optimization and adaptive robust optimization. We apply these algorithms in defined applications of the network design/loading problem, the scheduling problem, a min-max-min combinatorial problem and the airline fleet assignment problem. We show how the algorithms developed improve performance when compared to previous implementations
Materia: Robust linear optimization
Conservatism
min-max-min robust optimization
Uncertainty sets
Data-driven optimization
Distributionally robust optimization
Network design
Scheduling
Fleet management
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: eng
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Sistemas e Computação

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