Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1326
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Amor que se vende, amor que se compra: representação do amor e imaginário amoroso na publicidade brasileira do dia dos namorados de 2015
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Clara Leitão
Tutor: Tucherman, Ieda
Tutor : Cavalcanti, Cecilia
Resumen: A subjetividade afetiva contemporânea, a produção publicitária de um discurso amoroso, bem como suas relações são objetos de estudo neste trabalho. A partir de conceitos como branding emocional, capitalismo cognitivo ou emocional, imaginário romântico, biopolítica e amor líquido, foi traçado um histórico tanto dos caminhos publicitários até o profundo relacionamento desenvolvido entre marcas e consumidores quanto dos marcos nas relações interpessoais que levaram às líquidas relações contemporâneas. Através da análise crítica de propagandas feitas para o Dia dos Namorados de 2015 e um questionário sobre a data aplicado em um público de majoritariamente 18 a 25 anos, foram feitas reflexões sobre as características do amor representado pela publicidade e sobre a forma com que esse amor foi interpretado – assim como sobre o que representa o amor para o público. A presença de características próprias do amor romântico nas propagandas e nas respostas analisadas é a base para a afirmação de que o imaginário romântico permanece ativo em meio à contemporaneidade, inclusive em manifestações de amor a marcas.
Materia: Publicidade
Amor
Marca de produtos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ABREU, Clara Leitão. Amor que se vende, amor que se compra: representação do amor e imaginário amoroso na publicidade brasileira do dia dos namorados de 2015. 2016. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAbreu.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.