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dc.contributor.advisorCarvalho, Leonardo Ventapane Pinto de-
dc.contributor.authorTeich, Luiza Nunes-
dc.date.accessioned2020-10-19T14:28:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationTEICH, Luiza Nunes. O que se trouxe em troca do que se levou. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13277-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleO que se trouxe em troca do que se levoupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0827350435057957pt_BR
dc.description.resumoO projeto propõe diálogo entre imagem, memória e desenho e explora a confiança que depositamos na fotografia e em nossas lembranças enquanto registros do real. Encontra no desenho, chance de contraponto ao valor documental da fotografia e de propor um novo olhar sobre a relação de familiaridade cômoda que mantemos com nossas formas de registro. Partindo de fotografias antigas de família, o desenho surge como abordagem quase infantil de (re)descoberta da imagem. A atividade tão intuitiva e lúdica como a de traçar sobre um papel, tentando adivinhar através de sua superfície semi-transparente as silhuetas de uma imagem fotográfica, é usado como artifício de surpresa e oportunidade de devolver ingenuidade a um olhar que perscruta. Por meio deste processo, o tempo da fotografia se desdobra em tempo-desenho, como um convite à criação de novas realidades referenciais. Em um segundo momento, o retorno ao processo fotográfico análogico permite um espaço de criação no qual o próprio suporte impõe linguagem e contato. A deformação da memória pela ação do tempo e de afetos encontra corpo na postura de convivência imposta pelo gesto do desenho, enquanto este expõe a fragilidade da imagem fotográfica, ao contribuir com mais uma camada de leitura possível, diante de um novo afastamento em relação a seu referencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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