Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1339
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing social e o engajamento voluntário no terceiro setor: um estudo de caso sobre a organização teto no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Mariana dos Santos de
Orientador: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Resumo: A presença do terceiro setor nas dinâmicas sociais vem crescendo ao longo dos anos, impulsionada pela dificuldade do Estado em solucionar por completo grandes problemas enfrentados pela sociedade. Com isso, essas organizações vêm passando por transformações em seu modo de gestão, na medida em que é exigido destas um caráter mais sério e profissional. Ainda assim, essas organizações enfrentam diversas dificuldades para se manter em funcionamento, dada a necessidade de se trabalhar com recursos na maior parte das vezes, escassos. O marketing social surge nesta trajetória como ferramenta para que essas organizações consigam alavancar seu trabalho e conquistar os recursos essenciais para o alcance de seus objetivos, entre eles a força de trabalho voluntária. O presente estudo busca delinear os aspectos do marketing social no terceiro setor através da literatura, entender as motivações do voluntariado e explorar dentro de uma organização real – o TETO – as ferramentas usadas para a mobilização voluntária. Dessa forma, preparar o caminho para pesquisas posteriores, a fim de que organizações deste setor possam enfrentar melhor o grande desafio do engajamento.
Palavras-chave: Marketing social
Terceiro setor
Organizações não governamentais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Mariana dos Santos de. Marketing social e o engajamento voluntário no terceiro setor: um estudo de caso sobre a organização teto no Rio de Janeiro. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1339
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAndrade.pdf783,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.