Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Youtubers teen: a influência dos vlogs às novas gerações
Autor(es)/Inventor(es): Espinosa, Juliana Ribeiro
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: No início do século XXI, a difusão do uso da internet e a crescente popularidade dos dispositivos tecnológicos propulsionaram o fenômeno da convergência das mídias. As plataformas digitais, dentre elas o YouTube, tornaram-se palco da crescente participação dos usuários nas novas redes. Como consequência deste processo, surgem os youtubers, os novos formadores de opinião. A partir do formato do vlog, estes novos produtores de conteúdo difundem suas ideias por meio de canais de vídeos no YouTube. Aparando-se no campo teórico dos estudos da convergência midiática e da cultura da conectividade, analisamos o que leva os jovens a consumir este conteúdo e como se dá a influência destes vlogueiros no segmento. Para isso, recolhemos dados quantitativos e qualitativos, em um trabalho de campo que teve por base a netnografia. No período de 04 a 18 de Junho de 2016, investigamos os comentários de três vídeos de duas vlogueiras, Kéfera Buchmann e Jout Jout, e entrevistamos vinte fãs de cada uma, via Facebook. Cruzando dados secundários com a pesquisa de campo, esse estudo abre diálogo para refletir sobre os novos dispositivos das relações entre influenciadores digitais, a plataforma do YouTube e as culturas juvenis.
Palavras-chave: Mídia
Youtube
Cultura digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ESPINOSA, Juliana Ribeiro. Youtubers teen: a influência dos vlogs às novas gerações. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1342
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JREspinosa.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.