Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13641
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ortotanásia, eutanásia e suicídio assistido: um panorama sobre os projetos de lei apresentados na Câmara dos Deputados Brasileira
Author(s)/Inventor(s): Solé, Alice Marie Catalan
Advisor: Mesquita, Carolina Pereira Lins
Abstract: Conforme Menezes (2009), as transformações tecnológicas e na medicina ocorridas ao longo do século XX, no ocidente, mudaram as definições de morte para o meio médico, assim como as representações sociais dela. O debate sobre os direitos do paciente e sobre a possibilidade de eutanásia e do suicídio assistido aumentam no mundo todo. O Brasil foi avaliado em 2010 e, posteriormente, em 2015, pelo The Economist, como um dos piores países para se morrer. Se busca averiguar, então, qual é o status desse debate nas instâncias normativas brasileiras. Esta monografia, a partir do referencial teórico-metodológico de Gomes, Natividade e Menezes (2009), analisa os projetos de lei na Câmara dos Deputados Federal, até outubro de 2020, sobre eutanásia, ortotanásia e suicídio assistido, a fim de perceber os valores e as tensões sobre o tema. Os resultados apontaram que há forte influência de valores Cristãos, principalmente Católicos Carismáticos, na aferição dos projetos e nas três categorias analisadas, que se tornam evidentes por meio de justificativas dos projetos associados aos discursos oficiais da igreja católica, contidos nas Sagradas Congregações para a doutrina da fé, e da busca pela criminalização da prática. Há uma maioria de projetos contrários à eutanásia e o suicídio assistido, enquanto enxerga-se uma tentativa recente do Poder Legislativo de regulamentar a ortotanásia.
Keywords: Eutanásia
Suicídio Assistido
Ortotanásia
Projetos de Lei
Euthanasia
Assisted Suicide
Orthothanasia
Law Projects
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICA
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOLÉ, Alice Marie Catalan. Ortotanásia, eutanásia e suicídio assistido: um panorama sobre os projetos de lei apresentados na Câmara dos Deputados Brasileira. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMCSolé.pdf634.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.