Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1366
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mapeamento da pegada de carbono a partir das inter-relações econômicas e nos setores de serviços e indústria: uma aplicação
Autor(es)/Inventor(es): Ely, Diana Carneiro
Orientador: Ribeiro, Eduardo Pontual
Resumo: Apresenta uma metodologia econômica para mapear a pegada de carbono de uma cidade gerada pela atividade econômica. A metodologia se caracteriza em destacar as inter-relações econômicas entre os setores e regiões: o modelo de insumo-produto multi-regional. Tabelas de insumo-produto multi-regional e tabelas de usos e recursos não estavam disponíveis para pequenas regiões no passado, mas uma mudança neste cenário pode ser vista em novas iniciativas como o laboratório virtual de ecologia industrial australiano (IELab, acrônimo em inglês para “Industrial Ecology Virtual Laboratory”) - que é uma plataforma de banco de dados virtual colaborativa que hospeda dados: multi-regionais, de usos e recursos e de contas satélites - em vários níveis de agregação. A perspectiva do consumidor é a escolhida nesse trabalho, pois muitos estudos têm sido publicados demonstrando a importância de medir as emissões de gases de efeito estufa da perspectiva do consumidor além da tradicional perspectiva do produtor. O objetivo é avaliar a pegada de carbono da demanda final da cidade de Gold Coast de produtos específicos: produtos industrializados e serviços. Avaliando suas cadeias de fornecimento, usando este modelo multi-regional de usos e recursos da Austrália, com quatro regiões distintas do IELab, conclui-se que os produtos com maior emissão de CO2 são os produzidos pela indústria, eletricidade, bens e transportes.
Palavras-chave: Carbono
Aspectos econômicos
Setor industrial
Setor de serviços
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1366
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCEly.pdf13,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.