Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13845
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Visualização de dados na mídia impressa: um estudo sobre narrativa visual
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Carlos Alberto Silva
Tutor: Kosminsky, Doris Clara
Resumen: O presente projeto tem como objetivo o estudo da visualização de dados como narrativa visual na mídia impressa. Atualmente, nos jornais impressos, podem-se observar alguns infográficos e visualizações utilizados para informar o leitor de maneira mais superficial, ou seja, com poucas camadas de dados e informações. Para esta pesquisa, desenvolveu-se uma narrativa visual em formato de pôster, na qual o leitor tenha a possibilidade de dedicar mais tempo à apreciação, contemplando a proposta e aprofundando na informação através de uma leitura plena e atenta. Tem-se como referência projetos das designers de informação Giorgia Lupi, Federica Fragapane e Stefanie Posavec. Para a metodologia do processo de construção da visualização, empregou-se como base alguns conceitos desenvolvidos por Alberto Cairo. Este trabalho visa contribuir com o Design de Informação, a partir da produção de uma visualização impressa abordando o tema dos investimentos públicos na educação entre os anos de 2014 a 2019, envolvendo todas as suas etapas: desde a coleta de dados, escolha do formato da mídia, passando pela diagramação e referências coletadas para a identidade visual.
Materia: Visualização de dados
Jornalismo visual
Mídia impressa
Narrativa visual
Design de informação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARNEIRO, Carlos Alberto Silva.Visualização de dados na mídia impressa: um estudo sobre narrativa visual. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CASCarneiro.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.