Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13856
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Assumpção, Isabela
Orientador: Reinaldim, Ivair Junior
Resumo: No âmbito da reelaboração política da mestiçagem no Brasil, a recente produção artística contemporânea tem nos fornecido uma rede expressiva de significados que emergem através de imagens, considerando a questão ameríndia. Este percurso textual tem como objetivo analisar alguns dos desdobramentos das políticas de representação e dos processos de identificação em obras de: Angélica Dass (RJ), Denilson Baniwa (AM), Éder Oliveira (PA), Gê Viana (MA), Jonathas de Andrade (AL) e Paulo Nazareth (MG). Para isso, no primeiro momento buscamos um diálogo entre a história da arte e os estudos culturais, no sentido de promover uma leitura pós-colonial, da noção de identidade cultural. No segundo conjunto de obras, a investigação gira em torno dos processos de identificação, acompanhados de denúncias às estruturas coloniais. A mestiçagem como estratagema epistemicida às populações ameríndias é revisitada nos dois primeiros capítulos, configurando-se como ponto de partida para a escolha das obras. Por fim, investigamos a mestiçagem como articulação discursiva nas obras: Eu, mestiço e Humanae, e propomos, a partir do pensamento da chicana Gloria Anzaldua, uma quarta saída à consciência mestiça, que nos aproxime do contexto latino americano assim como da opção decolonial.
Palavras-chave: Arte contemporânea
Mestiçagem
Políticas de representação
Processos de identificação
Questão ameríndia
Decolonialidade estética
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ASSUMPÇÃO, Isabela. Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAssumpção.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.