Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1387
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia e poder na aldeia global: uma análise sobre a atuação midiática nas sociedades contemporâneas
Autor(es)/Inventor(es): Lustosa, Regina Lúcia Lopes
Orientador: Junqueira, Maria Helena
Resumo: Analisa a atuação da mídia na sociedade contemporânea e a interferência dos produtos midiáticos na vida do indivíduo moderno. Aborda a questão do poder simbólico dos discursos dominantes, envolvendo a problemática da imposição de valores e da luta de classes. Avalia o desenvolvimento histórico dos meios de comunicação através de um exame sobre os desdobramentos do processo de globalização e seus aspectos positivos e negativos para as sociedades. O estudo discute as produções midiáticas a partir de conceitos como a padronização, a reprodução de valores, o monopólio sobre a informação e a ideologia do consumo. Demonstra a necessidade de se resgatar o papel social da mídia e reafirmar seus princípios éticos, através da conscientização e do comprometimento dos profissionais de comunicação com os interesses coletivos.
Palavras-chave: Mídia
Globalização
Ideologia mercadológica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LUSTOSA, Regina Lúcia Lopes. Mídia e poder na aldeia global: uma análise sobre a atuação midiática nas sociedades contemporâneas. 2005. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1387
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLustosa.pdf573,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.