Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14086
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O tratamento legislativo brasileiro dado ao aborto após Constituição Federal de 1988 e as raízes da criminalização no Brasil: uma análise interseccional
Author(s)/Inventor(s): Bezerra, Isabela da Silva
Advisor: Joffily, Tiago
Abstract: O artigo trata do debate sobre o aborto no Brasil. Considerando que o aborto é tratado criminalmente, e que o tratamento legislativo dado ao assunto pauta a expansão da tutela criminal, apesar do respaldo constitucional descriminalizante dos direitos sexuais e reprodutivos, através de uma análise interseccional do tema. O marco teórico encontra-se na literatura feminista, que situa o conflito no poder do Estado em exercer a dominação sobre os corpos femininos. Desse modo observa-se que leis que criminalizam o aborto prestam-se para gerar a clandestinidade do ato, implicando numa questão de saúde pública cujos danos restam acentuados as mulheres num recorte de raça e classe, concluindo-se que num Estado democrático de Direito a liberdade gestacional da mulher sobre seu próprio corpo é manifestação de justiça reprodutiva.
Keywords: Aborto
Feminismo
Direitos sexuais e reprodutivos
Interseccionalidade
Justiça reprodutiva
Abortion
Sexual and reproductive rights
Intersectionality
Feminism
Reproductive justice
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BEZERRA, Isabela da Silva. O tratamento legislativo brasileiro dado ao aborto após Constituição Federal de 1988 e as raízes da criminalização no Brasil: uma análise interseccional. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISBezerra.pdf475.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.