Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14123
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Difusão da energia solar residencial pela perspectiva da economia comportamental: o caso da SolarCity
Author(s)/Inventor(s): Avila, Eduardo Varella
Advisor: Pinto Junior, Helder Queiroz
Abstract: A geração distribuída de energia solar tem sido um destaque no atual processo de transição energética. A adoção de energia solar contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e é atraente para o consumidor final sob o ponto de vista econômico. Nesse contexto, assumindo um padrão decisório racional por parte desses consumidores, a expectativa seria de um grau de adesão à energia solar mais rápido e abrangente do que aquele que tem se observado. Uma possível explicação para é de que as decisões dos consumidores não seguem o padrão de racionalidade que se supõe existir. Neste sentido, a literatura de economia comportamental mostra que barreiras comportamentais tendem a se manifestar de forma sistemática e previsível, e a proposta para neutralizá-las inclui o uso de intervenções no contexto decisório (nudges). Essa discussão é particularmente relevante no contexto do novo mercado de geração distribuída, em que o consumidor final adquire protagonismo na tomada de decisão no setor energético. Este trabalho estuda o caso da empresa SolarCity, líder no mercado de energia solar distribuída nos EUA na década de 2010. O interesse do estudo é o de identificar possíveis barreiras comportamentais ao processo de difusão da adoção da tecnologia fotovoltaica e avaliar a eficácia do modelo de negócios implementado pela empresa, no sentido de neutralizar essas barreiras. O modelo de negócios da SolarCity, com a estratégia de criação de comunidades solares e adoção da estrutura de pagamentos mensais, se mostrou consistente com dois tipos de nudge: o uso de influências sociais e de mecanismos de neutralização do viés do presente e da aversão a perdas.
Keywords: Energia solar
Transição energética
Geração distribuída
Inovação
Modelo de negócio
Economia comportamental
Nudge
Influências sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AVILA, Eduardo Varella. Difusão da energia solar residencial pela perspectiva da economia comportamental: o caso da SolarCity. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVAvila.pdf403.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.