Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14123
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Difusão da energia solar residencial pela perspectiva da economia comportamental: o caso da SolarCity
Autor(es)/Inventor(es): Avila, Eduardo Varella
Orientador: Pinto Junior, Helder Queiroz
Resumo: A geração distribuída de energia solar tem sido um destaque no atual processo de transição energética. A adoção de energia solar contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e é atraente para o consumidor final sob o ponto de vista econômico. Nesse contexto, assumindo um padrão decisório racional por parte desses consumidores, a expectativa seria de um grau de adesão à energia solar mais rápido e abrangente do que aquele que tem se observado. Uma possível explicação para é de que as decisões dos consumidores não seguem o padrão de racionalidade que se supõe existir. Neste sentido, a literatura de economia comportamental mostra que barreiras comportamentais tendem a se manifestar de forma sistemática e previsível, e a proposta para neutralizá-las inclui o uso de intervenções no contexto decisório (nudges). Essa discussão é particularmente relevante no contexto do novo mercado de geração distribuída, em que o consumidor final adquire protagonismo na tomada de decisão no setor energético. Este trabalho estuda o caso da empresa SolarCity, líder no mercado de energia solar distribuída nos EUA na década de 2010. O interesse do estudo é o de identificar possíveis barreiras comportamentais ao processo de difusão da adoção da tecnologia fotovoltaica e avaliar a eficácia do modelo de negócios implementado pela empresa, no sentido de neutralizar essas barreiras. O modelo de negócios da SolarCity, com a estratégia de criação de comunidades solares e adoção da estrutura de pagamentos mensais, se mostrou consistente com dois tipos de nudge: o uso de influências sociais e de mecanismos de neutralização do viés do presente e da aversão a perdas.
Palavras-chave: Energia solar
Transição energética
Geração distribuída
Inovação
Modelo de negócio
Economia comportamental
Nudge
Influências sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AVILA, Eduardo Varella. Difusão da energia solar residencial pela perspectiva da economia comportamental: o caso da SolarCity. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
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