Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1422
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os meios de comunicação no processo de informação da cultura de massa
Autor(es)/Inventor(es): Morgade, Graziela Castro
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Aborda como o samba, símbolo da cultura nacional, nasceu no gueto da comunidade marginalizada negra do Rio de Janeiro e através da influência dos meios de comunicação, foi incorporado e respeitado pela sociedade em geral como cultura popular. Vou relatar a trajetória do samba desde o seu nascimento na “Pequena África do Rio de Janeiro” até o seu reconhecimento pela sociedade como artigo cultural e como foi a participação dos meios de comunicação, do Estado e da indústria Cultural nesse processo. Como uma forma de homenagear o papel expressivo que as mulheres tiveram na história do samba, os personagens que ilustram essa trajetória serão todas do sexo feminino.
Palavras-chave: Cultura popular
Samba
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORGADE, Graziela Castro. Os meios de comunicação no processo de formação da cultura de massa. 2006. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMorgade.pdf321.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.