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dc.contributor.advisorPero, Valéria Lúcia-
dc.contributor.authorResende, Laís de Oliveira Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-18T13:58:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:48Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationRESENDE, Laís de Oliveira Fernandes. Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14344-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDesigualdade socialen
dc.titleEducação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1410179811822160pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Duque, Daniel Vasconcellos Archer-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435103293914482pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o efeito da educação dos pais na escolaridade de seus filhos no Brasil. Para isso, fizemos uso dos dados do suplemento de mobilidade sócio-ocupacional da Pnad de 2014 em três tipos de abordagem distintas: O Clássico Modelo de Regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO); o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a educação dos avós; e o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a oferta de escolas no Estado onde os pais moravam com 15 anos. Devido a essa última abordagem, usamos um recorte de pais mais novos, que tinham 15 anos entre 1995 e 2005 para, através do Censo Escolar, identificarmos o número de escolas para usar como variável instrumental. Também usamos duas faixas de idade para os filhos: (i) entre 7 e 18 anos e (ii) maior de 16 anos. Ao usar a primeira faixa de idade, nas duas primeiras abordagens encontramos baixa elasticidade, mas não na terceira. Essa baixa influência da escolaridade dos pais sobre os filhos pode se dever ao fato de esses serem novos, com grande parte cursando ainda o ensino fundamental. Já, ao usar a faixa de idade de filhos maiores de 16 anos, encontramos nas duas primeiras abordagens uma maior elasticidade entre o nível de escolaridade de pais e filhos e na última não obtivemos observações o suficiente. Logo, nosso estudo aponta as evidências que a diferença de escolaridade entre os filhos aumenta com a idade, contribuindo para maior transmissão educacional entre as gerações e uma persistência das desigualdades de nível educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::DEMOGRAFIA ECONOMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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