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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014
Autor(es)/Inventor(es): Resende, Laís de Oliveira Fernandes
Orientador: Pero, Valéria Lúcia
Coorientador: Duque, Daniel Vasconcellos Archer
Resumo: Este trabalho analisa o efeito da educação dos pais na escolaridade de seus filhos no Brasil. Para isso, fizemos uso dos dados do suplemento de mobilidade sócio-ocupacional da Pnad de 2014 em três tipos de abordagem distintas: O Clássico Modelo de Regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO); o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a educação dos avós; e o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a oferta de escolas no Estado onde os pais moravam com 15 anos. Devido a essa última abordagem, usamos um recorte de pais mais novos, que tinham 15 anos entre 1995 e 2005 para, através do Censo Escolar, identificarmos o número de escolas para usar como variável instrumental. Também usamos duas faixas de idade para os filhos: (i) entre 7 e 18 anos e (ii) maior de 16 anos. Ao usar a primeira faixa de idade, nas duas primeiras abordagens encontramos baixa elasticidade, mas não na terceira. Essa baixa influência da escolaridade dos pais sobre os filhos pode se dever ao fato de esses serem novos, com grande parte cursando ainda o ensino fundamental. Já, ao usar a faixa de idade de filhos maiores de 16 anos, encontramos nas duas primeiras abordagens uma maior elasticidade entre o nível de escolaridade de pais e filhos e na última não obtivemos observações o suficiente. Logo, nosso estudo aponta as evidências que a diferença de escolaridade entre os filhos aumenta com a idade, contribuindo para maior transmissão educacional entre as gerações e uma persistência das desigualdades de nível educacional.
Palavras-chave: Educação
Desigualdades sociais
Escolarização
Brasil
Education
Desigualdade social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::DEMOGRAFIA ECONOMICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RESENDE, Laís de Oliveira Fernandes. Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
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