Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14412
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de prevalência e soroconversão (IgG) para arboviroses após a emergência de Zika e chikungunya em uma amostra de adolescentes do ERICA, Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Tainara Melo da
Orientador: Santos, Gerusa Belo Gibson dos
Resumo: A recente emergência dos vírus Zika (ZIKV) e chikungunya (CHIKV) em contextos de alta endemicidade para os quatro sorotipos do vírus dengue (DENV) impôs grandes desafios para os serviços de vigilância no Brasil, em especial devido à sobreposição de sintomas associada a limitada retaguarda laboratorial, configurando-se como um importante problema de saúde pública. Estudos de soroprevalência são essenciais para conhecer a magnitude da população suscetível a esses arbovírus e os atuais cenários de endemicidade, fornecendo subsídios para estimar a frequência de infecções prévias na população e compreender a dinâmica das epidemias. O presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico e a taxa de soroconversão de dengue, Zika e chikungunya em uma amostra da coorte de adolescentes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes – ERICA do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo epidemiológico longitudinal conduzido em uma amostra de 217 adolescentes na faixa de 16 a 23 anos, analisados em 2013 (linha de base) e recrutados para uma nova avaliação em 2018. Ao todo, 160 dos 217 adolescentes avaliados em 2018 tinham amostras de soro coletadas em 2013, quantitativo que foi testado para IgG (anti-DENV, anti- ZIKV e anti CHIKV) nos dois momentos, utilizando Kit Euroimmun, Lübeck, Germany. No primeiro momento (em 2013), os resultados das soroprevalências foram nas 160 amostras foram: 75,0% IgG positivos para dengue, 23,8% IgG positivas para Zika, e todos IgG negativos para chikungunya. Já no segundo momento em 2018, os 217 participantes apresentaram, respectivamente, as seguintes frequências de positividade para esses marcadores: 83,8%, 49,3% e 15,2%. A taxa de soroconversão para dengue, Zika e chikungunya no período foi de 69,2%, 45,1% e 16,2%, respectivamente. Os perfis sorológicos mais frequentes foram o de adolescentes que testaram, simultaneamente positivo para dengue e negativo para chikungunya e Zika, assim como adolescentes que testaram simultaneamente positivo para dengue e Zika e negativo para chikungunya, tanto 2013 quanto em 2018. Os achados indicam ampla circulação do DENV já em 2013. A positividade para ZIKV nas amostras em período anterior à emergência do vírus no país (2013), assim como a elevada taxa de soroconversão em 2018, sugere a ocorrência de reação cruzada com dengue. Os achados reforçam a necessidade de aprimoramento de testes diferenciais para caracterizar o perfil sorológico em áreas de co-circulação desses arbovírus, visando subsidiar respostas em situações epidêmicas futuras.
Palavras-chave: Sorodiagnósticos
Dengue
Zika vírus
Vírus Chikungunya
Arboviroses
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Out-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Tainara Melo da. Estudo de prevalência e soroconversão (IgG) para arboviroses após a emergência de Zika e chikungunya em uma amostra de adolescentes do ERICA, Rio de Janeiro. 2020. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMSilva.pdf452.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.