Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14584
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégia diferenciadora de marketing para o sucesso de Star wars: episódio IV – uma nova esperança
Autor(es)/Inventor(es): Silva, José Victor Mamede da
Orientador: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Resumo: Star Wars, desde o seu lançamento em 1977, se provou um sucesso não só de bilheteria, sendo reconhecida como uma das maiores da história, mas como também se tornou uma das maiores referências seja na indústria cinematográfica, seja na cultura pop. Entretanto, o filme por si só não desempenhou o único papel dessa história de sucesso. Por trás da história contada no filme, existiu um processo estratégico muito rico, interessante e diferenciador focado em marketing. Esta monografia, tem por objetivo uma análise da estratégia de marketing utilizada na época do lançamento do primeiro filme dessa saga, que ficou marcada na história do cinema. Por meio de um estudo de caso a respeito do primeiro filme da saga lançado, desde a idealização do universo cinematográfico criado, até lançamento do mesmo, o presente estudo, com base nos conceitos de Marketing, busca analisar os fatores responsáveis pelo sucesso marcante de Star Wars, não só na indústria cinematográfica, mas como também em outras mídias e setores. Analisa-se este sucesso resultante principalmente do meio de divulgação inovador à época e a utilização do conceito de transmídia, permitindo a expansão da história através do investimento em produtos licenciados e outras mídias de entretenimento, perpetuando assim, Star Wars ao longo dos anos.
Palavras-chave: Estratégia de marketing
Narrativa transmídia
Marketing
Filmes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, José Victor Mamede da. Estratégia diferenciadora de marketing para o sucesso de Star wars: episódio IV – uma nova esperança. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
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