Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14591
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do regime de governo do Estado do Rio de Janeiro durante o período de pandemia: é possível afirmar a existência de um regime necropolítico?
Autor(es)/Inventor(es): Maria, Liara Júlia Lima de
Orientador: Abreu, Maria Aparecida Azevedo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estabelecer um debate sobre o Governo Witzel durante a pandemia do coronavírus, especificamente no período entre a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a autonomia dos estados e municípios no combate ao vírus e o afastamento do governador Wilson Witzel determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A partir desse recorte, busca-se compreender em que medida a necropolítica é um referencial de interpretação das políticas adotadas pelo governo de Wilson Witzel no Estado do Rio de Janeiro. Primeiramente, será definido o conceito de Estado do qual se irá partir, em seguida serão apresentados, brevemente, os regimes políticos para que seja situado o conceito de necropolítica. Por fim, será discutido se o Governo Witzel transformou a necropolítica em algo próximo a um regime de governo.
Palavras-chave: Violência urbana
Coronavírus
Pandemia
Rio de Janeiro (Estado)
Witzel, Wilson José
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LJLMaria.pdf503.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.