Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14622
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Storytelling: como essa técnica ajuda a influenciar pessoas para consumirem mais produtos e serviços
Autor(es)/Inventor(es): Barreto, Miguel Durão Menna
Orientador: Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
Resumo: Esta pesquisa objetiva descrever se o uso da técnica de Storytelling consegue influenciar um maior número de pessoas a consumirem mais produtos e serviços. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se a abordagem qualitativa com a coordenação de entrevistas pela internet e com roteiros semiestruturados com 53 indivíduos entre 18 e 65 anos que tenham tido vivência suficiente para ter conhecimento, na prática, sobre o impacto que estes sofrem com as publicidades online e a facilidade de influência que o uso de histórias publicitárias possuem ao criar um relacionamento com os clientes pautados nas emoções, fazendo com que eles convertam transações com mais rapidez e facilidades. A pesquisa buscou entender também se as pessoas deixam de comprar um produto, caso esse esteja envolvido com histórias de resultado negativo e se consumiram um produto ou serviço de forma compulsiva, ou seja, sem necessidade, devido aos gatilhos mentais que foram criados com o uso da criação de histórias contadas pela marca. O critério de saturação definiu o tamanho da amostra. Observou-se o interesse por parte dos indivíduos em identificar se eles eram realmente impactados a comprar ao verem histórias publicitarias.
Palavras-chave: Internet
Marketing digital
Comportamento do consumidor
Storytelling
Publicidade online
Consumo (Economia)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARRETO, Miguel Durão Menna. Storytelling: como essa técnica ajuda a influenciar pessoas para consumirem mais produtos e serviços. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDMBarreto.pdf712.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.