Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14624
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da influência da jornada de trabalho atual na produtividade: um estudo sobre a percepção de graduados no curso de Administração e empregados de empresas privadas, pertencentes à geração Y
Author(s)/Inventor(s): Soares, Maria Beatriz da Cunha Ferreira
Advisor: Soares, Vanessa Brulon
Abstract: O papel do trabalho é um constante questionamento nas sociedades contemporâneas. As revoluções e inovações contribuem para o aparecimento de dúvidas quanto a sua forma adotada atualmente. Padrões da Jornada de Trabalho aplicados hoje em dia são constantemente questionados e revisados. Variáveis como a Produtividade são frequentemente estudadas. Dessa forma, é necessário entender qual é a influência da Jornada de Trabalho atual na Produtividade, a partir da percepção da Geração Y, de forma que seja possível trazer contribuições práticas tanto para o âmbito social quanto o econômico. Neste sentido, a presente pesquisa qualitativa tem como objetivo principal analisar como a jornada de trabalho atual influencia na percepção de produtividade de graduados em Administração de Empresas que trabalham em empresas privadas e são pertencentes à Geração Y. Como método de pesquisa foi feita uma entrevista semi-estruturada com 15 pessoas enquadradas nesse recorte de pesquisa, visando categorizar indicadores representantes da Jornada de Trabalho e da Produtividade, de forma a entender como a primeira impacta a segunda. Constatou-se, portanto, que a Jornada de Trabalho nos moldes atuais possui uma influência negativa na produtividade, uma vez que as empresas utilizam de artifícios como horas extras e falta de flexibilidade, resultado em um ambiente de trabalho exaustivo, que gera consequências negativas tanto na produtividade quanto na saúde dos funcionários.
Keywords: Jornada de trabalho
Produtividade
Geração Y
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Maria Beatriz da Cunha Ferreira. Análise da influência da jornada de trabalho atual na produtividade: um estudo sobre a percepção de graduados no curso de Administração e empregados de empresas privadas, pertencentes à geração Y. 2019. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MBCFSoares.pdf952 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.