Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14714
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dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorThimoteo, Rosana de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-08-04T00:18:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationTHIMOTEO, Rosana de Carvalho. Literatura e infância: para onde vão os sonhos quando a gente sonha? Vão para o mundo dos sonhos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14714-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleLiteratura e infância: para onde vão os sonhos quando a gente sonha? Vão para o mundo dos sonhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Travassos, Sonia Maria Milone de Freitas-
dc.contributor.referee2Baroni, Patrícia Raquel-
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo analisar e compreender o papel da literatura no desenvolvimento da aprendizagem de crianças na transição da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental I. A questão que buscamos responder foi: qual o papel que a literatura ocupa no processo de formação das crianças? Os pressupostos teóricos que embasaram este trabalho perpassaram os estudos da infância dialogando com autores como ARIÈS (1978), CASTRO (2013), DEL PRIORE (2000) e POSTMAN (1999); e da literatura infantil com as contribuições de CÂNDIDO (1998), COELHO (1997), PARREIRAS (2008) e REYES (2010). A metodologia consistiu em um relato de experiência, tendo a professora como pesquisadora de sua própria prática (ESTEBAN e ZACCUR, 2002). Como procedimento metodológico analisamos um livro produzido pelas crianças a partir de uma leitura literária, focalizando cinco produções para uma análise mais detalhada. A seleção teve como critério a criação dos enigmas na relação com a leitura literária. Os resultados apontaram que a leitura literária se ofereceu como um material simbólico e que, ao estar presente nas rotinas pedagógicas, contribuiu de maneira lúdica, inclusive no processo de leitura e escrita. Concluímos que a literatura, por sua relevância, necessita de um espaço adequado para as práticas literárias, principalmente como biblioteca ou sala de leitura e, caso não seja possível, que se garanta um acervo minimamente organizado para assegurar a sua presença na escola dado a sua dimensão humanizadora, por mobilizar o imaginário das crianças, por se abrir à apreciação estética e ao conhecimento de si e do mundo. Para tanto, é fundamental a formação de professores como mediadores de leitura literária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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