Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Luciana Cristina do Carmo Silva-
dc.contributor.authorCampos, Mariane Moliare Carelli-
dc.date.accessioned2021-08-04T20:42:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCAMPOS, Mariane Moliare Carelli. Percepção sobre educação ambiental e meio ambiente de estudantes da educação básica dos Municípios de Resende e Pinheiral, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14717-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectConservação dos recursos naturaispt_BR
dc.subjectResende (RJ)pt_BR
dc.subjectPinheiral (RJ)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducation assessmenten
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectConservation of Natural Resourcesen
dc.titlePercepção sobre educação ambiental e meio ambiente de estudantes da educação básica dos municípios de Resende e Pinheiral, RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Carvalho, Lucinere de Souza Quintanilha-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi avaliar o a compreensão de estudantes da educação básica acerca das questões ambientais dos municípios de Resende e Pinheiral, RJ. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa. Foram avaliadas as considerações de 144 adolescentes. Em relação à importância dos problemas ambientais, os alunos, majoritariamente, responderam ser relevante questionar e discutir a temática, apesar de quando questionados sobre suas práticas ambientais boa parcela discente mencionou não realizar quaisquer das ações enunciadas na pesquisa. Acerca do entendimento sobre educação e preservação ambiental a maioria dos alunos mostrou compreender o assunto. Portanto, apesar de imersos em um ambiente onde a tecnologia e a informação predominam, bem como, onde há demonstração do conhecimento teórico por parte dos discentes, ainda persistem a ausência de hábitos sustentáveis, valores e cuidados ambientais. Em vista disso, faz valer o incentivo da tríade – escola, família e governo – para o desenvolvimento de projetos de ações a favor do meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA TEORICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMCcampos.pdf547.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.