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dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorSoares, Sarah Cristina da Conceição-
dc.date.accessioned2021-08-05T00:07:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.identifier.citationSOARES, Sarah Cristina da Conceição. Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação do surdopt_BR
dc.titlePercepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Kelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.referee2Martins, Mônica Astuto Lopes-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe reflexões sobre o contexto da educação de alunos surdos. Apesar da legislação vigente que oportuniza o acesso e a permanência do aluno com surdez em escolas regulares e especializadas, ainda é necessário repensar a qualidade do ensino e a construção de uma escola inclusiva. Esta pesquisa se pauta nas respostas de professores que tiveram contato com alunos surdos, participantes do curso de formação docente continuada, intitulado “A diversidade em Sala de Aula – Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão” realizado no ano de 2017 pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ). Foram aplicados questionários a esses professores, para entender a relação que tinham com alunos surdos e a trajetória escolar destes. A pesquisa utilizou da abordagem quali-quantitativa. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos Goldfeld (1997), Lacerda (2006), Glat (2007) entre outros. Como resultado dessa pesquisa, foi possível perceber que apesar dos muitos avanços obtidos, se faz necessário a atuação efetiva do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do serviço da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em conjunto com os objetivos da escola, para uma educação inclusiva. Outro aspecto importante é a formação continuada de profissionais da educação, a fim de que tenham mais preparo e conhecimento pedagógico para lidar com os dilemas dentro de sala de aula. Dessa forma, será possível desenvolver uma educação que valorize a diversidade e o acesso de ensino com qualidade para todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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