Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14719
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Sarah Cristina da Conceição
Tutor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Resumen: O presente trabalho propõe reflexões sobre o contexto da educação de alunos surdos. Apesar da legislação vigente que oportuniza o acesso e a permanência do aluno com surdez em escolas regulares e especializadas, ainda é necessário repensar a qualidade do ensino e a construção de uma escola inclusiva. Esta pesquisa se pauta nas respostas de professores que tiveram contato com alunos surdos, participantes do curso de formação docente continuada, intitulado “A diversidade em Sala de Aula – Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão” realizado no ano de 2017 pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ). Foram aplicados questionários a esses professores, para entender a relação que tinham com alunos surdos e a trajetória escolar destes. A pesquisa utilizou da abordagem quali-quantitativa. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos Goldfeld (1997), Lacerda (2006), Glat (2007) entre outros. Como resultado dessa pesquisa, foi possível perceber que apesar dos muitos avanços obtidos, se faz necessário a atuação efetiva do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do serviço da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em conjunto com os objetivos da escola, para uma educação inclusiva. Outro aspecto importante é a formação continuada de profissionais da educação, a fim de que tenham mais preparo e conhecimento pedagógico para lidar com os dilemas dentro de sala de aula. Dessa forma, será possível desenvolver uma educação que valorize a diversidade e o acesso de ensino com qualidade para todos os alunos.
Materia: Inclusão escolar
Formação continuada
Educação do surdo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-abr-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOARES, Sarah Cristina da Conceição. Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SSoares.pdf334.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.