Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Sandro Torres de-
dc.contributor.authorMatias, Gabriel Valente-
dc.date.accessioned2021-08-16T20:46:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:06Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationMATIAS, Gabriel Valente. Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14782-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRed Bull Bragantinopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleClubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Mônica-
dc.contributor.referee2Nogueira, Maria Alice-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar os clubes do futebol brasileiro sob a ótica empresarial, e como o seu entendimento como marca abre portas para patrocínios e investimentos. O objetivo é mostrar que a administração de marketing é forte aliada para entender os torcedores de futebol como público-alvo, consumidores de um espetáculo, aproveitando de seu poder de compra para otimizar a rentabilidade dos clubes. Para tanto, estabelece um percurso que passa por estudos do marketing de Kotler et al (2017), marketing esportivo de Proni (1998), futebol com Helal (2002) entre outros. Enfim, na forma de estudo de caso, a pesquisa analisa o Red Bull Bragantino, produto da parceria da Red Bull, líder mundial em bebidas energéticas, e o Bragantino, clube do interior de São Paulo, no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMatias.pdf365.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.