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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino
Autor(es)/Inventor(es): Matias, Gabriel Valente
Tutor: Azevedo, Sandro Torres de
Resumen: Este trabalho se propõe a analisar os clubes do futebol brasileiro sob a ótica empresarial, e como o seu entendimento como marca abre portas para patrocínios e investimentos. O objetivo é mostrar que a administração de marketing é forte aliada para entender os torcedores de futebol como público-alvo, consumidores de um espetáculo, aproveitando de seu poder de compra para otimizar a rentabilidade dos clubes. Para tanto, estabelece um percurso que passa por estudos do marketing de Kotler et al (2017), marketing esportivo de Proni (1998), futebol com Helal (2002) entre outros. Enfim, na forma de estudo de caso, a pesquisa analisa o Red Bull Bragantino, produto da parceria da Red Bull, líder mundial em bebidas energéticas, e o Bragantino, clube do interior de São Paulo, no Brasil.
Materia: Red Bull Bragantino
Marketing esportivo
Futebol
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MATIAS, Gabriel Valente. Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

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