Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14791
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicando modelos de aprendizado por reforço profundo em um jogo adversário
Autor(es)/Inventor(es): Montalvão, Tiago Carvalho Gomes
Orientador: Menasché, Daniel Sadoc
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar a área de aprendizado por reforço profundo, que tem apresentado grandes evoluções nos últimos anos e é considerada por diversos pesquisadores a área mais próxima da chamada Inteligência Artificial Geral ou Inteligência Artificial Forte. Uma variação do jogo da velha é apresentada e um modelo é proposto para o treinamento de um agente inteligente capaz de jogar este jogo, de tal forma que as ações do agente combinam uma parte numérica com uma parte categórica. Para isto, este trabalho introduz grande parte da modelagem encontrada na área de Aprendizado por Reforço Profundo. São exploradas diversas configurações para o treinamento deste agente a fim de validar a que apresenta o melhor desempenho no jogo. A pontuação é calculada com base em partidas contra um agente proposto ao longo do trabalho que age em partes de forma aleatória e em partes de forma inteligente. Por fim, são apresentados os resultados obtidos nos experimentos, desafios encontrados e propostas de melhoria para trabalhos futuros.
Palavras-chave: Aprendizado por reforço
Aprendizado computacional
Inteligência artificial
Redes neurais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::LOGICAS E SEMANTICA DE PROGRAMAS
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCGMontalvao.pdf877.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.