Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14805
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A atrofia do arcabouço público brasileiro de apoio financeiro às exportações no século XXI: uma comparação com a Alemanha
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Caio Moretz-Sohn de
Advisor: Marcato, Marília Bassetti
Abstract: Este trabalho busca contribuir com o debate acerca da efetividade do arcabouço público de financiamento e seguro às exportações do Brasil a partir da comparação, baseada em critérios operacionais de distribuição geográfica e setorial do apoio, entre seus principais instrumentos – o BNDES Exim, o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) e o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) – e os principais instrumentos do arcabouço público alemão – o KfW IPEX-Bank e a Hermes Cover –, que serve à comparação como padrão de referência. O objetivo principal é verificar, juntamente com uma análise descritiva dos instrumentos brasileiros e alemães, se há disfuncionalidades estratégicas e operacionais do arcabouço brasileiro que justifiquem a redução abrupta constatada do volume financiado e coberto das exportações nos últimos anos por esses instrumentos (sobretudo pelo BNDES Exim e pelo SCE). Os resultados mostram que o BNDES Exim, o Proex e o SCE não apresentam grandes divergências para com seus pares alemães, não havendo, portanto, clamorosas disfuncionalidades operacionais que justifiquem o comportamento recente de queda dos desembolsos do financiamento público brasileiro às exportações e das coberturas concretizadas pelo SCE. Porém, ao contrário do que ocorre na Alemanha, carecem de uma estratégia coordenada que vise integrá-los a políticas inovativas e de desenvolvimento produtivo, o que limita sua efetividade no aumento da competitividade das exportações brasileiras. Diante disso, e no contexto atual de crise econômica doméstica, argumenta-se a favor do fortalecimento, já no curto-prazo, do arcabouço público brasileiro de fomento financeiro às exportações, cujas benesses estariam, porém, limitadas em razão do cenário de recessão mundial causado pela pandemia do novo coronavírus. Assim, advoga-se pela integração, no médio e longo prazo, do financiamento e seguro públicos às exportações a estratégias inovativas e produtivas com o intuito de alavancar, de forma sustentada, a competitividade internacional dos bens e serviços brasileiros, substancialmente reduzida em meio aos processos brasileiros de desindustrialização e especialização regressiva que a economia brasileira tem experimentado nos últimos quinze anos.
Keywords: BNDES
KfW IPEX-Bank
Comércio exterior
Crédito à exportação
Foreign trade
Export credit
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Caio Moretz-Sohn de. A atrofia do arcabouço público brasileiro de apoio financeiro às exportações no século XXI: uma comparação com a Alemanha. 2020. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMSAlmeida.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.