Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14832
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Diagnóstico molecular da toxoplasmose congênita em gestantes atendidas no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Danielle Nascimento
Advisor: Guida, Letícia da Cunha
Abstract: Neste trabalho, técnicas moleculares foram utilizadas para diagnosticar a transmissão materno-fetal da toxoplasmose em 50 gestantes atendidas pelo serviço de pré-natal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ. A toxoplasmose é uma parasitose cujo agente etiológico é Toxoplasma gondii, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta zoonose está presente em todo o mundo, com prevalência variando entre 10 e 90 %. As consequências desta infecção são especialmente importantes para as mulheres soropositivas, já que em caso de gestação pode ocorrer transmissão vertical deste patógeno, resultando em diversas alterações no desenvolvimento fetal, como hepatoesplenomegalia, calcificações cerebrais e coriorretinite, e gerando impactos econômicos e sociais. Dentro desta perspectiva, os objetivos deste estudo incluíam padronizar a técnica de PCR em tempo real para diagnóstico da toxoplasmose congênita e aplicar este método ao grupo de gestantes atendidas pelo serviço de pré-natal do IFF, além de realizar a comparação com resultados obtidos pela técnica de nested-PCR, e correlacionar os dados obtidos com a sorologia das pacientes e com as características clínicas dos recém-nascidos. Para tanto, foi realizada a extração de DNA a partir de amostras de líquido amniótico coletadas por amniocentese nas pacientes que apresentavam quadro clínico e sorologia compatíveis com toxoplasmose aguda; alíquotas do DNA foram utilizadas para as reações de PCR em tempo real através do sistema TaqMan®, e depois os resultados obtidos foram confirmados por nested-PCR. Dentre as 50 pacientes avaliadas, em apenas dois casos foi confirmada a transmissão materno-fetal da toxoplasmose, através das duas técnicas utilizadas; os filhos destas pacientes apresentaram quadro de toxoplasmose congênita. Na maioria das pacientes (95,8%) a transmissão não ocorreu, provavelmente devido ao início precoce do tratamento. Estes dados permitem concluir que a detecção rápida e precoce da transmissão materno-fetal da toxoplasmose é de extrema importância para evitar as consequências deste evento no desenvolvimento fetal.
Keywords: Toxoplasmose congênita
Técnicas de diagnóstico molecular
Reação em cadeia da polimerase em tempo real
Gestantes
Toxoplasmosis, Congenitales
Molecular diagnostic technique
Real-Time polymerase Chain reaction
Pregnant women
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Danielle Nascimento. Diagnóstico molecular da toxoplasmose congênita em gestantes atendidas no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DNRocha.pdf589.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.