Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14832
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Diagnóstico molecular da toxoplasmose congênita em gestantes atendidas no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Danielle Nascimento
Tutor: Guida, Letícia da Cunha
Resumen: Neste trabalho, técnicas moleculares foram utilizadas para diagnosticar a transmissão materno-fetal da toxoplasmose em 50 gestantes atendidas pelo serviço de pré-natal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ. A toxoplasmose é uma parasitose cujo agente etiológico é Toxoplasma gondii, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta zoonose está presente em todo o mundo, com prevalência variando entre 10 e 90 %. As consequências desta infecção são especialmente importantes para as mulheres soropositivas, já que em caso de gestação pode ocorrer transmissão vertical deste patógeno, resultando em diversas alterações no desenvolvimento fetal, como hepatoesplenomegalia, calcificações cerebrais e coriorretinite, e gerando impactos econômicos e sociais. Dentro desta perspectiva, os objetivos deste estudo incluíam padronizar a técnica de PCR em tempo real para diagnóstico da toxoplasmose congênita e aplicar este método ao grupo de gestantes atendidas pelo serviço de pré-natal do IFF, além de realizar a comparação com resultados obtidos pela técnica de nested-PCR, e correlacionar os dados obtidos com a sorologia das pacientes e com as características clínicas dos recém-nascidos. Para tanto, foi realizada a extração de DNA a partir de amostras de líquido amniótico coletadas por amniocentese nas pacientes que apresentavam quadro clínico e sorologia compatíveis com toxoplasmose aguda; alíquotas do DNA foram utilizadas para as reações de PCR em tempo real através do sistema TaqMan®, e depois os resultados obtidos foram confirmados por nested-PCR. Dentre as 50 pacientes avaliadas, em apenas dois casos foi confirmada a transmissão materno-fetal da toxoplasmose, através das duas técnicas utilizadas; os filhos destas pacientes apresentaram quadro de toxoplasmose congênita. Na maioria das pacientes (95,8%) a transmissão não ocorreu, provavelmente devido ao início precoce do tratamento. Estes dados permitem concluir que a detecção rápida e precoce da transmissão materno-fetal da toxoplasmose é de extrema importância para evitar as consequências deste evento no desenvolvimento fetal.
Materia: Toxoplasmose congênita
Técnicas de diagnóstico molecular
Reação em cadeia da polimerase em tempo real
Gestantes
Toxoplasmosis, Congenitales
Molecular diagnostic technique
Real-Time polymerase Chain reaction
Pregnant women
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROCHA, Danielle Nascimento. Diagnóstico molecular da toxoplasmose congênita em gestantes atendidas no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DNRocha.pdf589.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.