Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14877
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A abstração do Artigo 312 do Código de Processo Penal: a ameaça da prisão preventiva fundamentada em termos inexatos, tais quais a garantia da ordem pública e da ordem econômica
Author(s)/Inventor(s): Garcia, Andrey Walison
Advisor: Farias, Francisco Ramalho Ortigão
Abstract: O presente trabalho monográfico tem como objeto de estudo a vagueza e a abstração dos termos “ordem pública” e “ordem econômica”, presentes no artigo 312, do Código de Processo Penal, de 1941, que importam a fundamentar a decretação da prisão preventiva. Para tal propósito, inicia-se com uma contextualização histórica, transcorrendo, brevemente, sobre o início do processo penal nas civilizações antigas e, posteriormente, pela origem do referido códex e seu ambiente de formação, até a institucionalização da prisão preventiva. Em seguida, como o cerne do trabalho, expõe-se os aspectos e pressupostos da prisão preventiva e, de maneira pormenorizada, ostenta-se as diversas facetas – interpretações e utilizações – de tais expressões à luz da doutrina e jurisprudência pátria. Por último, demonstra-se o perigo da manutenção de tais vocábulos sem que haja delimitação específica. Assim, dividiu-se em três efeitos distintos: ameaça epistêmica, concernente aos princípios violados em meio acadêmico, quando da justificação indeterminada; risco histórico, quanto à aplicação de expressões semelhantes em governos fascistas e como elas viabilizaram a ofensa de garantias fundamentais; e a consequência imediata, referente à superpopulação das penitenciárias nacionais e seus impactos.
Keywords: Ordem pública
Ordem econômica
Prisão preventiva
Vagueza
Ameaça
Public order
Economic order
Preventive detention
Vagueness
Threat
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GARCIA, Andrey Walison. A abstração do Artigo 312 do Código de Processo Penal: a ameaça da prisão preventiva fundamentada em termos inexatos, tais quais a garantia da ordem pública e da ordem econômica. 2021. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AWGarcia.pdf594.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.