Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14924
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Escoamento da produção brasileira de soja e derivados: um estudo sobre os modais de transporte utilizados e seus custos associados
Author(s)/Inventor(s): Siciliano, Umberto Cassará de Castellammare Scott
Advisor: Zago, Camila Avosani
Abstract: O principal objetivo do trabalho foi averiguar como ocorre o escoamento da produção de soja e derivados destinada ao mercado nacional, bem como os custos inerentes a cada modal. Para tanto foram: (i) levantados os fatores que interferem no transporte de soja no território brasileiro; (ii) ilustrada a infraestrutura disponível para o escoamento da produção de soja em território nacional; (iii) elencar os custos do transporte de soja por modal no país. Para atingir tais objetivos foi feito o uso de pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, os resultados mostraram que: (i) o Brasil, de uma forma geral, subutiliza os modais ferroviário e hidroviário, em razão de uma falta de investimento adequada, sendo assim, o modal rodoviário acaba possuindo um papel de destaque no transporte de cargas; (ii) as condições da infraestrutura para o transporte são precárias. Pode-se concluir que o Brasil precisa ampliar sua malha ferroviária, assim como aumentar a participação do modal hidroviário no escoamento da produção de soja, a fim de se tornar ainda mais competitivo nesse mercado.
Keywords: Transporte de carga
Soja
Brasil
Custos
Modais de transporte
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SICILIANO, Umberto Cassará de Castellammare Scott. Escoamento da produção brasileira de soja e derivados: um estudo sobre os modais de transporte utilizados e seus custos associados. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UCCSSiciliano.pdf517.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.