Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14941
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Memórias subterrâneas e revisionismo: um estudo sobre os usos políticos de novas narrativas na memória brasileira e alemã
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Theo Moraes de
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Este trabalho objetiva fazer algumas considerações sobre os usos políticos da memória, analisando a experiência autoritária de duas sociedades: a brasileira e a alemã. A motivação surge a partir dos recentes discursos de Jair Bolsonaro sobre a ditadura, que fazem referência ao período como uma época gloriosa da história nacional. Cabe perguntar: como é que as políticas de memória, desenvolvidas pelo Estado brasileiro desde o período da abertura política da ditadura militar, contribuem para um revisionismo histórico da experiência autoritária nacional? Nossa hipótese é que isso surgiu a partir de políticas de silêncio, impunidade e esquecimento sobre o que foi o regime. O que podemos aprender com o caso de países que hoje têm uma cultura de memória mais elaborada, como é o caso da Alemanha perante as atrocidades do nazismo? Para ilustrar melhor essa ideia, usaremos como ponto central do lado alemão o campo de concentração de Dachau. Tanto o caso da Alemanha quanto do Brasil são guiados pelo fio condutor da discussão sobre a memória do autoritarismo.
Palavras-chave: Memória
Ditadura
Justiça e política
Cultura de memória
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Theo Moraes de. Memórias subterrâneas e revisionismo: um estudo sobre os usos políticos de novas narrativas na memória brasileira e alemã. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOliveira.pdf709.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.