Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15068
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepções dos estagiários do curso de Administração da UFRJ sobre exploração nas relações de estágio
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Nathália Ramos Alves dos
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: O tema exploração do trabalho sofreu algumas mudanças quanto a sua interpretação com o passar dos anos, tendo uma grande influência do capitalismo. Ferrarini (2017) fala sobre como o trabalhador fica sobrecarregado ao ser cobrado por desempenhar as suas demandas com um ritmo de trabalho inadequado a realidade do funcionário. Tornando o empregado cada vez mais estressado e fazendo com que ele se sinta cada vez mais pressionado a atingir suas metas. Com isso, o presente estudo visa analisar a percepção dos estagiários sobre a exploração do trabalho dentro do ambiente de estágio. Para isso realizamos uma pesquisa quantitativa com 45 pessoas, na qual analisamos as respostas das seguintes categorias: rotina de trabalho, remuneração e benefícios, ambiente de trabalho e carga horária de trabalho. Apesar dos resultados não apresentarem definitivamente que os estagiários se percebam explorados, visualizamos que apesar dos resultados não permitirem afirmar a preponderância de percepção de exploração, é possível identificar que ainda há aspectos significativos de exploração no ambiente de trabalho dos estagiários. Concluímos sugerindo que sejam realizadas mais pesquisas que aprofundem melhor o estudo sobre exploração do trabalho sob a ótica do estagiário.
Palavras-chave: Precarização do trabalho
Estagiários
Exploração
Exploração do trabalho
Capitalismo
Marxismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Nathália Ramos Alves dos. Percepções dos estagiários do curso de Administração da UFRJ sobre exploração nas relações de estágio. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NRASantos.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.