Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15105
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação do nível de conformidade das empresas do setor de papel e celulose com relação as normas estabelecidas pelo CPC 29 – ativo biológico e produto agrícola
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Eduardo Rocha da Costa
Tutor: Marques, Alessandra de Lima
Resumen: Desde 2010 as organizações possuidoras de ativos biológicos tiveram que fazer alterações profundas nas suas demonstrações contábeis, em virtude da obrigatoriedade das disposições estabelecidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. O presente trabalho tem por objetivo definir o grau de adequação das empresas listadas na Bovespa no setor de papel e celulose aos princípios estabelecidos pelas normas do CPC 29. Tal norma tange o tratamento contábil e a divulgação dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas. Para esse fim, foram recolhidos os relatórios financeiros dos anos de 2017, 2018 e 2019 das companhias selecionadas para o confronte com as especificações estipuladas pelo pronunciamento. Com os resultados quantitativos obtidos na verificação dos dados divulgados, foi definido uma porcentagem de conformidade com os dizeres do CPC 29 para que houvesse uma base comparativa entre as entidades. A pesquisa adotou a metodologia descritiva, bibliográfica a partir da análise de conteúdo, com o intuído de se efetuar o levantamento das informações que deram origem aos resultados obtidos. O resultado da pesquisa mostrou um avanço significativo na divulgação dos ativos biológicos, visto que as médias de conformidade expuseram uma alta concordância com os princípios do CPC 29. Embora existam números destoantes que comprovem as dificuldades de algumas empresas, tal como será mostrado na análise das demonstrações financeiras, o quadro geral da verificação proposta revelou uma clara adequação das entidades do setor de papel e celulose. Além disso, também foram notadas as melhorias nas exposições dos cálculos dos valores justos dos ativos biológicos, itens que geravam muitas dúvidas no início da adoção das normas baseadas nos IFRS.
Materia: Ativos biológicos
Valor justo
CPC
Biological asset
Fair value
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARTINS, Eduardo Rocha da Costa. Avaliação do nível de conformidade das empresas do setor de papel e celulose com relação as normas estabelecidas pelo CPC 29 – ativo biológico e produto agrícola. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ERCMartins.pdf473.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.