Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15414
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O fenômeno LinkedIn e o neoliberalismo: da revolução da tecnologia da informação ao empresário de si
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Marcos Vinícius Lisboa da
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumo: No contexto das sociedades globalizadas, as mídias sociais digitais se fazem cada vez mais presentes na vida das pessoas. Em um cenário socioeconômico marcado pela incerteza e competitividade, provocado pela ascensão do neoliberalismo no mundo, trabalhadores e trabalhadoras se veem forçados a encontrar mecanismos e estratégias eficazes para garantir a própria sobrevivência. Nessa conjuntura, novas ferramentas tecnológicas de mídia surgem para satisfazer as novas demandas de uma sociedade marcadamente caracterizada pelo risco. O LinkedIn, a primeira e mais popular mídia social digital de cunho estritamente profissional do mundo, é um exemplo dessas novas tecnologias. Esse trabalho, portanto, tem por objetivo investigar, de maneira aprofundada, que tipos de relações podem ser estabelecidas entre o fenômeno LinkedIn e o neoliberalismo. Para tanto, realiza uma revisão bibliográfica acerca dos principais temas que atravessam essa relação. Além de inserir o LinkedIn dentro de um contexto mais amplo de transformações econômicas, sociais e culturais, a pesquisa também identifica pontos de convergência entre o funcionamento da plataforma e a racionalidade neoliberal vigente nas sociedades no atual estágio do capitalismo.
Palavras-chave: LinkedIn (Rede social on-line)
Neoliberalismo
Mídia social
Tecnologia da informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Marcos Vinícius Lisboa da. O fenômeno LinkedIn e o neoliberalismo: da revolução da tecnologia da informação ao empresário de si. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSilva.pdf486.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.