Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15445
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aumento dos casos de violência doméstica e feminicídio no Brasil em tempos de Covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Santiago, Layla Guimarães
Orientador: Santoro, Antonio Eduardo Ramires
Resumo: O presente trabalho pretende promover uma análise completa e fundamentada sobre o tema do aumento dos casos de violência doméstica e feminicídio no Brasil em tempos de pandemia COVID-19, considerando o contexto de uma sociedade misógina e patriarcal. O isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 revisita, de forma potencializada e exponencial, alguns indicadores preocupantes sobre a violência doméstica, a violência familiar contra a mulher e o feminicídio. Partindo-se desta informação, tornou-se necessária uma apresentação inicial e detalhada da Lei Maria da Penha e seus tipos de violência, das medidas protetivas e do feminicídio, para tão somente depois, em cima disto, apresentar dados analisados, ainda incipientes, publicados pela imprensa brasileira, bem como artigos e relatórios de organizações internacionais e organizações direcionadas ao enfrentamento da violência doméstica. Assim, foi observado que o aumento da violência doméstica é proveniente da coexistência forçada, do estresse econômico e de temores sobre a Corona vírus. Por último fez se uma breve apreciação a respeito de quais pontos e medidas poderiam contribuir para amenizar essa situação.
Palavras-chave: Corona vírus
Isolamento social
Violência doméstica
Violência contra a mulher
Discriminação de gênero
Feminicídio
Medidas protetivas
Social isolation
Domestic violence
Violence against women
Gender discrimination
Feminicide
Protective measures
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTIAGO, Layla Guimarães. Aumento dos casos de violência doméstica e feminicídio no Brasil em tempos de Covid-19. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGSantiago.pdf559.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.