Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15536
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Evolução metamórfica dos corpos máficos da suíte José Gonçalves na seção Forte São Matheus - Praia das Conchas, Cabo Frio (RJ)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Raphaela Lopes de Andrade
Orientador: Schmitt, Renata da Silva
Resumo: Rochas básicas são bons exemplares para o estudo das condições de pressão e temperatura de um evento metamórfico. Ao ocorrerem como intrusões, essas rochas podem trazer também informações sobre as condições as quais suas encaixantes foram submetidas. Neste trabalho, são apresentadas evidências de campo, petrográficas, química mineral e dados isotópicos que ajudam a contar a evolução metamórfica do Domínio Tectônico do Cabo Frio durante a orogenia cambriana Búzios, a partir dos dados das intrusivas básicas neoproterozoicas da Suíte José Gonçalves. O estudo abordou a seção que se estende da Praia das Conchas ao Forte São Matheus, em Cabo Frio, RJ. Essas intrusivas são ortoanfibolitos, que podem conter granada, clinopiroxênio, e localmente biotita. Têm assinatura geoquímica do tipo N-MORB e são interpretados como paleodiques de diabásio. A idade de intrusão de 550 Ma foi obtida a partir da datação U-Pb de cristais de zircão, por duas técnicas, o LA-ICP-MC/MS e SHRIMP-II. Cristais com morfologia metamórfica foram datados em 500 Ma. Os dados geocronológicos posicionam os paleodiques como pré a sin-colisionais. A petrografia e a química mineral permitiram caracterizar três paragêneses metamórficas distintas, de fácies granulito, anfibolito e xisto verde, respectivamente. A primeira delas (granada+diopsídio+hornblenda+andesina+quartzo), preservada nos domínios de menor strain, representa o pico metamórfico. Texturas típicas marcam desequilíbrio na fácies anfibolito e são atribuídas ao retrometamorfismo, como corona de titanita em ilmenita, substituição parcial de diopsídio por hornblenda e diminuição do teor de anortita do núcleo para a borda de plagioclásio. Hornblenda+andesina estão em equilíbrio na fácies Anfibolito. Representa um ciclo progressivo-retrógrado que pode estar ou não relacionado com a terceira e última paragênese caracterizada como clorita+actinolita+hornblenda+oligoclásio+epidoto. Esta última associação metamórfica ocorre localmente, próxima a veios leucograníticos interpretados como leucossomas, que agregaram líquidos e íons livres as reações metamórficas.
Palavras-chave: Domínio tectônico do Cabo Frio
Faixa Ribeira
Evolução metamórfica
Ortoanfibolito
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, R.L.A.pdf6.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.