Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1569
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | YouTube: vídeos, memória e construção coletiva no ciberespaço |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Eliana Pegorim Abreu e |
Advisor: | Tucherman, Ieda |
Abstract: | O YouTube é a plataforma de armazenamento e troca de vídeos que mais cresce no ciberespaço. Todo o conteúdo do site é produzido pelos próprios usuários – construção coletiva da chamada Web 2.0. Além de veicularem e assistirem aos vídeos (mais de 100 milhões de visualizações por dia), os ‘youtubeanos’ podem criar comunidades virtuais, escrever comentários, discutir filmes e adicionar amigos no site. O presente trabalho mostra como o YouTube tem sido usado como lugar de criação e armazenamento de memória coletiva no ciberespaço e sua relação com a valorização contemporânea do arquivo. Os conceitos de rede, ciberespaço, novas tecnologias da comunicação e visibilidade também são abordados como forma de entender melhor o fenômeno e suas relações com a sociedade contemporânea. Além da descrição do objeto de estudo e da análise teórica, o trabalho apresenta uma seleção do que foi publicado nos meios de comunicação de massa sobre o site. |
Keywords: | Web 2.0 Youtube Memória |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Dec-2006 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Eliana Pegorim Abreu e. YouTube: vídeos memória e construção coletiva no ciberespaço. 2006. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EPASilva.pdf | 484.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.