Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1569
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: YouTube: vídeos, memória e construção coletiva no ciberespaço
Author(s)/Inventor(s): Silva, Eliana Pegorim Abreu e
Advisor: Tucherman, Ieda
Abstract: O YouTube é a plataforma de armazenamento e troca de vídeos que mais cresce no ciberespaço. Todo o conteúdo do site é produzido pelos próprios usuários – construção coletiva da chamada Web 2.0. Além de veicularem e assistirem aos vídeos (mais de 100 milhões de visualizações por dia), os ‘youtubeanos’ podem criar comunidades virtuais, escrever comentários, discutir filmes e adicionar amigos no site. O presente trabalho mostra como o YouTube tem sido usado como lugar de criação e armazenamento de memória coletiva no ciberespaço e sua relação com a valorização contemporânea do arquivo. Os conceitos de rede, ciberespaço, novas tecnologias da comunicação e visibilidade também são abordados como forma de entender melhor o fenômeno e suas relações com a sociedade contemporânea. Além da descrição do objeto de estudo e da análise teórica, o trabalho apresenta uma seleção do que foi publicado nos meios de comunicação de massa sobre o site.
Keywords: Web 2.0
Youtube
Memória
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Eliana Pegorim Abreu e. YouTube: vídeos memória e construção coletiva no ciberespaço. 2006. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPASilva.pdf484.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.