Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15767
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do efeito anti-Leishmania infantum de nanoemulsões contendo óleos essenciais de Citrus spp
Autor(es)/Inventor(es): Paz, Mariana Muniz da
Orientador: Rodrigues, Igor de Almeida
Coorientador: Garcia, Andreza Raposo
Resumo: Leishmania infantum é o agente etiológico da leishmaniose visceral, caracterizada pelo acometimento de órgãos internos e, sem o tratamento adequado, pode levar a óbito. Sua transmissão ocorre durante a hemotofagia pelo flebotomíneo. Devido os efeitos colaterais dos medicamentos empregados, aumentou a busca de novas substâncias. Os óleos essenciais das espécies do gênero Citrus apresentam diversas propriedades farmacológicas promissoras, tais como atividade antifúngica, antiinflamatória e antibacteriana. Nanoemulsões (NE) são sistemas com dispersões bifásicas de dois líquidos imiscíveis (água e óleo), estabilizadas por agentes emulsionantes e apresentam múltiplas funcionalidades, incluindo a de carrear drogas. O objetivo desse trabalho foi avaliar e comparar o efeito anti-L. infantum de óleos essenciais e nanoemulsões compostas por C. aurantium, C. limonum e C. reticulata. Para isso, as nanoemulsões dos óleos (O/A) foram preparadas utilizando Pluronic® F-127 como tensoativo. Formas promastigotas foram tratadas com diferentes concentrações, incubadas por 48 h a 28ºC e avaliadas com resazurina. O efeito citotóxico das nanoemulsões sobre macrófagos RAW 264.7 foi obtido por espectrofotometria (570 nm) após adição de MTT. A capacidade hemolítica foi avaliada utilizando espectrofotômetro a 540 nm. As nanoemulsões contendo 5% de C. reticulata (CR), C. limonum (CL) e C. aurantium (CA) apresentaram tamanho de gota (índice de polidispersão) iguais a 281,6 (0,341); 275,4 (0,382) e 322.3 (0,393) nm, respectivamente. A CI50 das OEs de CR, CL e CA (NE) foram de 156, 7 (11,7); 163,6 (19,5) e 158,7 (16,9) μg/mL, respectivamente. Contudo, quando macrófagos foram tratados com as nanoformulções, a citotoxicidade reduziu aproximadamente 3,3 vezes em relação à atividade dos OEs. Não foi possível observar atividade hemolítica das nanoemulsões significativa na maior concentração testada (1,8 mg/mL), enquanto os OEs puros mostram mais de 40% de hemólise em 800 μg/mL. Diante dos resultados apresentados, é possível observar que a formulação de nanoemulsões dos óleos essenciais propicia um aumento na eficácia do seu perfil de atividade em comparação aos óleos essenciais puros.
Palavras-chave: Leishmaniose visceral
Óleos voláteis
Citrus
Nanocompostos
Leishmaniasis, visceral
Oils, volatile
Nanocomposites
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA MEDICA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PAZ, Mariana Muniz. Avaliação do efeito anti-Leishmania infantum de nanoemulsões contendo óleos essenciais de Citrus spp. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMPaz.pdf858.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.