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dc.contributor.advisorProdanoff, Jorge Henrique Alves-
dc.contributor.authorHerkenhoff, Patricia Benezath-
dc.date.accessioned2022-01-03T16:17:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:44Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15893-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectáguas pluviaispt_BR
dc.subjectabastecimentopt_BR
dc.subjectAraript_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectescolaspt_BR
dc.titleAproveitamento de água da chuva para complementação no abastecimento das escolas de ensino fundamental do município de Arari – Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeRainwater harvesting for complementation in the supply of elementary schools in the municipality of Arari - Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2450753751345429pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2993420830868901pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Kátia Monte Chiari-
dc.contributor.referee2Pertel, Monica-
dc.description.resumoArari está localizada no Maranhão, estado detentor de, pelo menos, dez bacias perenes e com significativos índices pluviométricos, uma vez que pertence à região préamazônica. A pluviometria média anual de 1773 mm do município ocorre de forma concentrada durante sete meses e nos demais cinco ocorre uma forte estiagem. A falta de água tem levado a interrupções no fornecimento e ao cancelamento das aulas nas escolas da rede municipal. Existem lacunas na forma como o abastecimento de água está sendo feito hoje e a falta de água se deve a dificuldade em se fazer um manejo do recurso no espaço e no tempo. O armazenamento de água da chuva é abordado neste trabalho como possível fator complementar. O município não tem um orçamento com sobras e o problema é recorrente e grave. A partir de visita in loco e entrevista com os responsáveis pelas 66 escolas, o trabalho apresenta um diagnóstico da situação atual das fontes de água de todas as escolas. Somente 24% nunca enfrenta problemas de falta de água, 26% enfrenta problemas de falta de água durante a estação seca e a metade enfrenta problemas de falta de água o ano todo. Com as comunidades isoladas entre si, soluções individuais são incentivadas e um estudo de caso considerando normas técnicas, bibliografia específica para uso de água da chuva em escolas e a realidade local exemplificam aspectos técnicos e de dimensionamento da tecnologia em parte das escolas, com o objetivo de incentivar que ela seja compreendida e desenvolvida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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