Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15897
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sylvia pra cá, Orthof pra lá: uma leitura da verbo-visualidade no conto ilustrado
Author(s)/Inventor(s): Silva, Samuel Malaquias da
Advisor: Amorim, Marcel Alvaro de
Abstract: Por meio da presente pesquisa, pretendemos analisar a verbo-visualidade no conto ilustrado Gato pra cá, rato pra lá, de maneira a investigar como esse recurso atua na construção dos sentidos do livro. A semiose verbo-visual atua no conto em questão com o propósito de provocar o riso no leitor, a partir da quebra de expectativa desencadeada pela subversão do imaginário social pré-estabelecido. Para tanto, consideramos os pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), tendo em mente as pesquisas de Wedgwood (2002), Brait (2005; 2012; 2016), Amorim (2014), Voloshinov (2017), entre outros. Segundo a ADD, o texto é um objeto discursivo e interacional. Portanto, seus sentidos são construídos em contexto sociodiscursivo, pressupondo a interação entre temporalidade, cenário, autor, texto e leitor. Também recorremos à compreensão que as pesquisas contemporâneas em Crítica Literária Infantil têm a respeito da verbo-visualidade, que pressupõe uma relação de interdependência e complementaridade entre palavra e ilustração. Por isso, dialogamos com os conceitos e reflexões sistematizados em Coelho (1981), Colomer (2003), Feres (2016), Bajour (2018), entre outros.
Keywords: Análise do discurso
Crítica literária
Literária infantojuvenil
Verbo-visualidade
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMSilva.pdf351.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.