Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15897
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sylvia pra cá, Orthof pra lá: uma leitura da verbo-visualidade no conto ilustrado
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Samuel Malaquias da
Tutor: Amorim, Marcel Alvaro de
Resumen: Por meio da presente pesquisa, pretendemos analisar a verbo-visualidade no conto ilustrado Gato pra cá, rato pra lá, de maneira a investigar como esse recurso atua na construção dos sentidos do livro. A semiose verbo-visual atua no conto em questão com o propósito de provocar o riso no leitor, a partir da quebra de expectativa desencadeada pela subversão do imaginário social pré-estabelecido. Para tanto, consideramos os pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), tendo em mente as pesquisas de Wedgwood (2002), Brait (2005; 2012; 2016), Amorim (2014), Voloshinov (2017), entre outros. Segundo a ADD, o texto é um objeto discursivo e interacional. Portanto, seus sentidos são construídos em contexto sociodiscursivo, pressupondo a interação entre temporalidade, cenário, autor, texto e leitor. Também recorremos à compreensão que as pesquisas contemporâneas em Crítica Literária Infantil têm a respeito da verbo-visualidade, que pressupõe uma relação de interdependência e complementaridade entre palavra e ilustração. Por isso, dialogamos com os conceitos e reflexões sistematizados em Coelho (1981), Colomer (2003), Feres (2016), Bajour (2018), entre outros.
Materia: Análise do discurso
Crítica literária
Literária infantojuvenil
Verbo-visualidade
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

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