Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15944
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Camila Portugal Castro
Advisor: Refkalefsky, Eduardo
Abstract: Esta pesquisa descreve a coleta de dados relacionados, através da bibliografia com estudo de caso sobre transmissões por vídeos online, de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Busca desenvolver conteúdo referencial para abranger assuntos que dizem respeito aos conhecimentos meméticos que compõem a comunicação digital, no sentido de sintetizar padrões da viralização, por meio dos estudiosos que desenvolveram conceitos relevantes ao traçarem um paralelo entre memes e virais, eventos que desde os exórdios apontam a disseminação ilustrativa e informante por interposição de veículos interligados. A divulgação como ocorrência digital interfere na cultura das massas e se torna permeável aos padrões populares, buscando refletir ideários específicos para atender ao público-alvo e ao mesmo tempo, alcançar a maior quantidade possível de consumidores. Com isso, o fenômeno é concebido, de forma generalizada, como a imitação dos padrões midiáticos difundidos, refletindo características conjunturais. Praticamente qualquer emissão circulando pelas redes sociais pode ser considerada com potencial para viralizar, visto que sintetiza a linguagem necessária para entreter.
Keywords: Memes
Redes sociais
WEB 2.0
Comunicação digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Camila Portugal Castro. Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRibeiro.pdf526.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.