Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15944
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Camila Portugal Castro
Orientador: Refkalefsky, Eduardo
Resumo: Esta pesquisa descreve a coleta de dados relacionados, através da bibliografia com estudo de caso sobre transmissões por vídeos online, de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Busca desenvolver conteúdo referencial para abranger assuntos que dizem respeito aos conhecimentos meméticos que compõem a comunicação digital, no sentido de sintetizar padrões da viralização, por meio dos estudiosos que desenvolveram conceitos relevantes ao traçarem um paralelo entre memes e virais, eventos que desde os exórdios apontam a disseminação ilustrativa e informante por interposição de veículos interligados. A divulgação como ocorrência digital interfere na cultura das massas e se torna permeável aos padrões populares, buscando refletir ideários específicos para atender ao público-alvo e ao mesmo tempo, alcançar a maior quantidade possível de consumidores. Com isso, o fenômeno é concebido, de forma generalizada, como a imitação dos padrões midiáticos difundidos, refletindo características conjunturais. Praticamente qualquer emissão circulando pelas redes sociais pode ser considerada com potencial para viralizar, visto que sintetiza a linguagem necessária para entreter.
Palavras-chave: Memes
Redes sociais
WEB 2.0
Comunicação digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Nov-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Camila Portugal Castro. Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRibeiro.pdf526.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.