Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15954
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
Autor(es)/Inventor(es): Danter, Andressa Christina Rodrigues
Tutor: Salvador, Daniel Fábio
Tutor : Vicente, Regiane Trigueiro
Resumen: O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.
Materia: Ensino de ciências
Fotossíntese
Instrução por computador
Ensino médio
Sciences teaching
Photosynthesis
Computer-assisted instruction
High school
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACRDanter.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.