Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15990
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uso das redes sociais pelos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Anna Carolina de Castro
Orientador: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Resumo: Estudo de caso sobre o uso do Twitter pelos candidatos que concorreram à prefeitura do Rio de Janeiro durante o período do segundo turno de 2016. O objetivo foi verificar se uma boa campanha nas redes sociais significa, necessariamente, uma vitória nas urnas. A hipótese levantada é que, devido às alterações que ocorreram na legislação eleitoral em 2015 que proibiu a doação de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais, os candidatos aumentaram a adoção das redes sociais para o pleito de 2016. Para embasamento, retoma os conceitos de marketing eleitoral, redes sociais e apresenta as alterações feitas na lei eleitoral. A análise das redes sociais é realizada em três dias de debate nas emissoras de televisão quando há maior envolvimento do público com esses perfis. Conclui-se que as redes sociais, naquele ano, foram importantes por suscitar o debate na população e que a forte campanha negativa contra Marcelo Freixo realizada por perfis não ligados ao candidato Marcelo Crivella foi crucial para a derrota do PSOL nas urnas.
Palavras-chave: Twitter (Rede social on-line)
Candidatos políticos
Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura
Redes sociais
Campanhas eleitorais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COELHO, Anna Carolina de Castro. Uso das redes sociais pelos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACoelho.pdf353.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.