Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16119
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Duração e convexidade como medidas de sensibilidade ao risco de variação das taxas de juros: um estudo de caso aplicado a títulos públicos federais prefixados
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Guilherme Grin Monteiro de
Orientador: Oliveira, Marco Antonio Cunha de
Resumo: O objetivo deste estudo de caso foi verificar a eficácia da duração de Macaulay e da convexidade como medidas de sensibilidade de títulos à variação das taxas de juros. Para isso, foi analisada, em dois cenários simulados, a acurácia das estimativas de variação dos preços unitários de títulos públicos federais prefixados (LTN e NTN-F) pautadas tanto na duração modificada quanto na duração modificada ajustada pela convexidade. Os resultados apontaram melhora significativa das estimativas após a adição do fator de correção do efeito convexidade ao modelo.
Palavras-chave: Renda fixa
Títulos públicos
Taxas de juros
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROS, Guilherme Grin Monteiro de. Duração e convexidade como medidas de sensibilidade ao risco de variação das taxas de juros: um estudo de caso aplicado a títulos públicos federais prefixados. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGMBarros.pdf754.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.