Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16400
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A presença e o impacto do ensino de literatura de autoria negra nas aulas do ensino médio |
Author(s)/Inventor(s): | Pimentel, Palloma dos Santos |
Advisor: | Pietrani, Anélia Montechiari |
Abstract: | Este trabalho surgiu do questionamento a respeito do ensino de literatura negra na educação básica. O documento curricular obrigatório da educação brasileiro é a Base Nacional Comum Curricular, que age como ferramenta da diminuição da desigualdade de aprendizagem entre as escolas públicas e privadas. Com isso, tornou-se relevante uma análise das habilidades do campo artístico literário da área de Linguagens e suas Tecnologias em relação à presença do estudo sobre a cultura e a arte do povo negro nas disciplina de literatura e educação artística. Em busca do parecer de quem vivencia diariamente a sala de aula, foram feitas entrevistas com estudantes do Ensino Médio do Rio de Janeiro e professores quanto ao ensino da arte literária de autoria negra. Portanto, pretendeu-se analisar a presença e o impacto que a educação multicultural causa nos estudantes e discutir escritoras negras que vivem à margem do cânone literário brasileiro. |
Keywords: | Literatura brasileira Cultura afro-brasileira Educação escolar básica Ensino médio |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSPimentel.pdf | 272.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.